Durante cortejo do 2 de Julho, Lula levanta placa de professores em greve e critica gestão Bruno Reis
- contatojornalointe
- 2 de jul.
- 1 min de leitura

Durante sua participação no tradicional cortejo do Dois de Julho, em Salvador, nesta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levantou uma placa empunhada por professores da rede municipal em greve, com os dizeres: “Prefeito, nos devolva o plano e pague o piso”. O gesto foi interpretado como uma crítica direta à gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Os educadores cobram da Prefeitura de Salvador o cumprimento do piso salarial nacional do magistério e a restituição do antigo plano de carreira da categoria, alterado recentemente pela administração municipal. A greve já dura cerca de dois meses.
Ao levantar a placa durante o trajeto cívico, Lula sinalizou apoio às reivindicações da categoria e se posicionou de forma simbólica contra a atual gestão. A ação gerou repercussão política imediata e reforçou o apoio do presidente a candidaturas de oposição ao grupo político que comanda a capital baiana.
Além do gesto, a presença de Lula no Dois de Julho foi marcada por manifestações de apoio e palavras de ordem de movimentos sociais, sindicatos e militantes. O presidente esteve acompanhado de aliados políticos locais e federais, incluindo possíveis nomes cotados para a disputa à Prefeitura de Salvador.
Nos bastidores, o ato foi interpretado como mais um passo na estratégia do Palácio do Planalto de retomar espaços eleitorais em capitais administradas por partidos de oposição. A Bahia, onde Lula tem alto índice de aprovação, é considerada uma das principais vitrines políticas do PT no Nordeste.







Comentários