top of page

Perseguição política de gênero: Ex-Prefeito de Santo Amaro sem força política falha em tentar calar a voz da Vereadora Juliana Grande

  • contatojornalointe
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de jul.

Em mais um capítulo da resistência feminina na política baiana, a vereadora Juliana Grande, de Santo Amaro, celebrou uma importante vitória contra o que ela classifica como uma perseguição política com motivações de gênero. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) rejeitou de forma unânime o pedido de impugnação do seu mandato, garantindo a legitimidade de sua atuação parlamentar.


A ação foi movida pela Federação Brasil da Esperança (composta pelos partidos PT, PCdoB e PV), mas, segundo bastidores políticos e aliados da vereadora, teve o apoio e articulação direta do ex-prefeito Ricardo Machado — desafeto declarado de Juliana e figura marcada por escândalos de corrupção. Machado já foi preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura e investigado pela Operação Adsumus, que apura o desvio de mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos de Santo Amaro.



Para Juliana, o processo foi apenas mais uma tentativa de silenciar uma mulher que se recusa a abaixar a cabeça para os antigos donos do poder. Em suas redes sociais, ela comemorou a decisão com um diploma nas mãos e a frase impactante: “Ganhei por unanimidade! Eu venci mais uma luta!”

“Tenho certeza que essa perseguição vem de pessoas que nem na cidade moram e que só vem para Santo Amaro para aproveitar dos benefícios que o poder da, só que quando não baixei a cabeça para esses tipos de pessoas, passei a ser perseguida, mas a justiça tá aí e prova que quem não se curva para esses tipos de pessoas no final a vitória é certeza e mais uma vez estou vencedora com a ajuda de Deus e do povo.

O relator do caso, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho, emitiu parecer desfavorável à impugnação, consolidando a permanência de Juliana no cargo e assegurando o respeito à soberania do voto popular.


A trajetória de Juliana Grande tem sido marcada por enfrentamentos firmes contra estruturas políticas antigas e envoltas em escândalos. Sua atuação crítica, principalmente em temas de transparência, combate à corrupção e empoderamento feminino, tem incomodado setores conservadores e machistas da política local.


Com a decisão da Justiça Eleitoral, Juliana segue fortalecida e promete continuar representando, com coragem e independência, os interesses da população santoamarense.


“Não foi fácil chegar até aqui, mas é impossível me tirar daqui à força ou no grito. Meu mandato é do povo. E é com o povo que sigo lutando.” – Vereadora Juliana Grande.

Comments


bottom of page