top of page

Geddel defende gestão de segurança na Bahia e ignora escândalos recentes no sistema prisional

  • contatojornalointe
  • 22 de jul.
  • 1 min de leitura
ree

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) foi escalado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para defender a política de segurança pública da Bahia. Em vídeo que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, Geddel rebate críticas feitas pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), e relembra episódios de violência registrados durante as gestões do ex-governador Antônio Carlos Magalhães.


Entre os pontos destacados, o ex-ministro citou a superlotação em presídios e fugas de detentos ocorridas em governos anteriores.


Atualmente, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) é, segundo comentários nos bastidores políticos, comandada por indicados do MDB — partido do qual Geddel faz parte.


Apesar da defesa pública, Geddel não mencionou os problemas recentes enfrentados pela gestão penitenciária do estado. Em sete meses, 23 presos escaparam em três episódios distintos. Um dos casos mais polêmicos envolve uma suposta relação entre uma ex-diretora de presídio, um detento e um ex-deputado federal do MDB, em Eunápolis.


Além disso, reportagem do jornal Correio revelou nesta segunda-feira (22) que lideranças da facção Bonde do Maluco (BDM) transformaram uma cela da Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Salvador, em um espaço de luxo. Entre os itens encontrados estão móveis planejados, bebidas importadas e objetos proibidos no sistema prisional.


Até o momento, Geddel não se manifestou sobre os episódios recentes.

Comments


bottom of page