top of page

Vereador Nelson da Pesca perde mandato após confirmação de fraude à cota de gênero

  • contatojornalointe
  • 6 de nov.
  • 1 min de leitura
ree

O vereador Nelson Coelho, conhecido como Nelson da Pesca, perdeu o mandato após a recontagem dos votos das Eleições Municipais de 2024, realizada na última terça-feira (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A decisão ocorreu após o reconhecimento de fraude à cota de gênero no partido Mobiliza. Com a recontagem, o suplente Guri do Pilar assume a vaga na Câmara Municipal.


A recontagem foi determinada pela Zona Eleitoral de Santo Amaro, sob responsabilidade do juiz Abraão Barreto Cordeiro, que ordenou a revisão dos votos em 31 de outubro de 2025.

Segundo o magistrado, as candidatas Bruna Carolina dos Santos, Maria Thereza Torres Leoni, Joselita Silva de Santana e Celeste dos Reis não realizaram campanha, receberam apenas de três a quatro votos cada e apresentaram prestações de contas zeradas, conforme apontou o Ministério Público Eleitoral (MPE).


Em maio de 2025, a Justiça Eleitoral já havia anulado todos os votos do partido Mobiliza e declarado as quatro candidatas inelegíveis por oito anos, por atuarem como “laranjas” no cumprimento da cota mínima de 30% de candidaturas femininas, prevista na Lei nº 9.504/97.

 
 
 

Comentários


bottom of page